Ação do Dia internacional da Mulher na Pastoral da Mulher de Juazeiro

Compartilhar


Em alusão ao dia Internacional da Mulher, data comemorada no dia 08 de março, a Pastoral da Mulher de Juazeiro promoveu um dia especial para o público atendido.

A ação aconteceu na sede, no dia 07 do mesmo mês e iniciou com um almoço, que contou com a participação de 37 mulheres. Após a refeição, essas puderam desfrutar de várias atividades.
Em tempos de lutas pela garantia e efetivação dos direitos, não poderíamos deixar de trazer um debate sobre o tema. A convidada Dalila Carla dos Santos, Professora de Comunicação Social da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e representante da Marcha Mundial de Mulheres, facilitou uma roda de conversa fomentando uma reflexão sobre o imaginário social da mulher na sociedade e a história de lutas feministas por direitos, elucidando que o dia 8 de março é uma data representativa, contudo a batalha deve ser diária na busca por romper a desigualdade de gênero.




O Centro de Informação em DST/AIDS (CIDHA), parceiro da Pastoral, esteve presente, representado por profissionais de enfermagem, Marinalva, Rosa e Sandra, e pela Assistente Social Célia Felix, realizando testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C. Foram feitos cerca de 27 testes, cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Ainda na área de saúde, representantes da Pastoral da Saúde, Carminha e Flávia, fizeram aferição de pressão arterial durante toda a tarde.




Também foram ofertados serviços na área de beleza, como hidratação e escova e contamos ainda com a parceria de duas designers de sobrancelhas, Érica Lamara e Joelma

Representantes da Avon montaram um pequeno estande onde fizeram demonstração de produtos e cadastramento de novas revendedoras; e a professora de Educação Física da Faculdade Anhanguera, Vera, esteve presente ministrando uma aula de zumba para as mulheres.

A equipe fez um animado sorteio de brindes doados por parceiros e distribuiu como lembrança um chaveiro personalizado que traz a imagem de Frida Khalo, com sua celebre frase: “Nada é absoluto. Tudo muda, tudo se move, tudo gira, tudo voa e desaparece.”
Frida foi a personalidade feminina escolhida para representar a força e a luta por igualdade e liberdade das mulheres.

Fonte: Pastoral da Mulher.






Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *