De Juazeiro a Jerusalém – A Extensão Sem Fronteiras Atividades de intercâmbio entre Uneb e Universidade de Padova (Itália) são apresentadas em vídeo no campus de Juazeiro (BA).

Compartilhar


Na próxima segunda-feira, 28/08, às 19h será lançado no Departamento de Ciências Humanas, campus III – Juazeiro da Universidade do Estado da Bahia (DCH III/UNEB), o vídeo apresentado no III Congresso Mundial SCHOLAS OCCURRENTES, um projeto social do Papa Francisco. A UNEB esteve representada no evento ocorrido em Jerusalém através do pesquisador italiano Nicola Andrian que desenvolve a pesquisa INTEREURISLAND, em Co – Tutela entre o Curso de doutorado em Ciências Pedagógicas, da Educação e da Formaçao FISPPA, UNIPD e o Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade PPEGEduC da UNEB. 

Uma pesquisa e um modelo sobre processos de internacionalização de experiências de responsabilidade social da universidade. O foco do pesquisador é investigar e promover intercâmbio e projetos de extensão voltados para aprendizagem em ambientes não escolares.
 
Através de sua pesquisa, Nicola Andrian promove intercâmbio entre estudantes da área da educação entre o DCH, Campus III, Uneb e o Departamento FISPPA da Universidade de Padova, da Itália. No Brasil, as estudantes italianas atuam com projetos de extensão em instituições de Juazeiro, como NAEND’A, CASE – Centro de Atendimento Socioeducativo; Pastoral da Mulher – Unidade Oblata; Casa Lar São Vicente de Paulo. Na Itália, as estudantes brasileiras atuam nas Cooperativas PORTO ALEGRE e  PETER PAN de Rovigo.
 
Este evento marca também a ida de mais duas estudantes juazeirenses para Padova (Itália), onde darão continuidade ao projeto. O vídeo é uma síntese das atividades desenvolvidas pelo projeto no Brasil e na Itália. Essas atividades compõem as ações incentivadas pelo Papa Francisco através do projeto Mundial SCHOLAS OCCURRENTES.
 

NAC Uneb

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *