Equipe da Pastoral da Mulher participa da apresentação do curta-metragem “Quebrando o Silêncio”

Compartilhar
Na última segunda-feira, dia 28,  aconteceu a apresentação do curta-metragem Quebrando o Silêncio, uma produção de HF Produções Artísticas e da Companhia de Teatro e Cinema Cisnes Selvagens.
 
Com duração de 28 minutos, o filme teve o objetivo de analisar criticamente a violência contra a mulher na sociedade atual. “A ideia é refletir sobre as diferentes manifestações de violência em suas vidas pessoais e na comunidade. A partir do filme pode-se pensar em como solucionar essa situação, refletir sobre normas sociais de gênero que reforçam certos tipos de violência e, então, encorajar a mulher a proteger-se e buscar seus direitos”, afirma o Diretor do filme, Hertz Félix.

A violência contra mulheres  constitui-se em uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, além de ser estruturante da desigualdade de gênero. A Convenção de Belém do Pará (1994) define a violência contra as mulheres como “qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado” (Art. 1°). Além das violações aos direitos das mulheres e a sua integridade física e psicológica, a violência impacta também no desenvolvimento social e econômico de um país.
 
 
Após a apresentação do filme, houve um bate papo com a plateia sobre o tema.
 
 
A Pastoral esteve presente, pois, além de lutar  por essa causa, também está no momento de coleta de dados para o Projeto de enfrentamento a violência contra a mulher que exerce a prostituição, que culminará com um Seminário no mês de novembro.
 
 
“É dever do Estado e uma demanda da sociedade enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres. Coibir, punir e erradicar todas as formas de violência devem ser preceitos fundamentais de um país que preze por uma sociedade justa e igualitária entre mulheres e homens”, ressalta Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral.
Fontes:
Pastoral da Mulher

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *