VIII Encontro de Mulheres. Mulheres Tecendo História, Construindo Caminhos.

Compartilhar

O VIII Encontro de Mulheres, “Mulheres Tecendo Histórias, Construindo Caminhos”, promovido anualmente pela Pastoral da Mulher de Juazeiro, aconteceu no dia 24/08/2017, no Centro de Treinamento de Lideres da Diocese (CTL), no distrito de Carnaíba.


O encontro teve a duração de um dia e contou com a participação de nove (09) mulheres que fazem parte dos grupos de comunidade GMEL e Borboletas e do Grupo Mulheres Pérolas. Na oportunidade o foco de trabalho foi o tema: “O Empoderamento Feminino na Luta de Direitos”.


A discussão foi conduzida pelas trabalhadoras Ana Paula santos (Educadora Social), Anna Lícia Brito (Assistente Social) e Fernanda Lins (Coordenadora da pastoral da Mulher). As participantes puderam interagir através de dinâmicas e trabalhos grupais que exploraram a conquista do empoderamento a partir de suas vivências e práticas cotidianas. Também foi feito um estudo em grupo sobre a biografia de duas mulheres símbolos  do feminismo e da luta por direitos: Frida Khalo e Pagu.




























Conforme as práticas anteriores, o VIII Encontro de Mulheres foi bastante positivo e possibilitou a interação dos grupos, a troca de experiencias e um rico debate acerca da importância do empoderamento feminino e da busca constante pela garantia e efetivação dos direitos femininos, diante do legado patriarcal ainda persistente na nossa sociedade. 


Fonte: Pastoral da Mulher



Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *