Pastoral e UNIVASF realizam Plantão de Saúde

Compartilhar
Ainda em comemoração ao mês da mulher, a Pastoral realizou no dia 15/03, um plantão de saúde na sua sede, com uma roda de conversa sobre o tema da Sífilis e a realização de exames preventivos.
 
O Plantão tem o objetivo de informar as mulheres sobre as infecções sexualmente transmissíveis e de prevenir o câncer do colo uterino, através da detecção de lesões precursoras e da doença em estágios iniciais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas.

A atividade é uma parceria do Colegiado de Enfermagem da Univasf, sobre a orientação da professora Sheila Sued, a Unidade Básica de Saúde do Alagadiço e a Pastoral, e será realizado uma vez por mês na instituição.

“A ação tem importância a medida que damos voz para essas mulheres falarem e esclarecerem suas dúvidas em saúde da mulher e por facilitarmos o acesso delas a uma medida preventiva para o câncer do colo do útero, que é um dos tipos de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil”, destaca a enfermeira e professora da Univasf, Sheila Sued.

Uma mulher atendida pela Pastoral também expressou sua opinião sobre a ação: “o exame é importante para evitar as doenças, detectar no início e não passar para o parceiro e as mulheres devem fazer todo ano”.

Para Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral, “a atividade demostra a preocupação da instituição na prevenção à saúde da mulher, através da orientação sobre as doenças e a viabilização de exames, tendo uma boa aceitação por mais de 20 mulheres que receberam o serviço na tarde do dia 15.”



Fonte: Pastoral da Mulher

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *