PASTORAL DA MULHER PRESENTE NO I CONGRESSO DIOCESANO DO LAICATO

Compartilhar
Mais de 2000 pessoas participaram no último domingo (19) do Congresso Diocesano do Laicato, realizado pela Diocese de Juazeiro para celebrar o Ano dos Leigos/as. O encontro celebrou a comunhão e as diversidades presentes no meio do povo de Deus em nossa Diocese. Pastorais, movimentos, paróquias, comunidades, todos unidos numa só alegria de pertencer ao Povo de Deus, na missão de sermos “sal da terra e luz do mundo”.

Os participantes do Congresso Diocesano do Laicato tiveram a oportunidade de fazer diversas oficinas com temáticas abordando a missão dos leigos. No início da tarde houve a socialização das oficinas e uma mesa redonda com alguns assessores. Nas oficinas foram debatidos temas como:
 
– “Identidade e dignidade da vocação laical” (Everaldo) – “A formação do laicato” (Wilma Almeida)
– “Âmbito de comunhão eclesial e atuação do leigo como sujeito” (Roberto Malvezzi – Gogó)
– “Carismas, serviços e ministérios na Igreja” (Alexandre – Shalom)
– “Carismas, serviços e ministérios na Igreja” (Marineide – RCC)
– “Iniciação à vida cristã” (Pe. Erimatéia)
– “Ação dos leigos nos areópagos modernos” (Ir. Edjane)
– “Igreja em estado permanente de missão” (Pe. Antônio Fernandes)
– “Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral” (Ir. Elita)
– “Igreja, comunidade de comunidades” (Marina Rocha)
– “Igreja a serviço da vida plena para todos” (Ir. Fábia – RIC)
 
“Ser leigo não é não saber de nada. Ser leigo é sermos membros que se sentem responsáveis por essa Igreja deixada por Jesus. É ser apaixonados por Jesus Cristo. Precisamos ser apaixonados por Jesus Cristo. E só podemos ser apaixonados por Ele se o buscamos conhecer mais e melhor. O conhecemos melhor através da Igreja, das Sagradas Escrituras, da Liturgia, ao realizarmos a nossa missão de levar Jesus para as pessoas, fazendo o que Ele fez”, expressaram os assessores Wilma e Carlos Alberto Sarmento, durante a palestra sobre o tema do Congresso.
 
A equipe da Pastoral da Mulher também se fez presente no congresso, pois busca diariamente através de sua ação, a construção de uma nova sociedade, sendo sal e luz na vida de muitas mulheres que exercem a prostituição.

 
 

 

Fotos: Geania Rocha (Pascom Sto. Afonso)

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *