COMUNICADORES DE NOVE CIDADES DO NORTE BAIANO PARTICIPAM DE ENCONTRO DIOCESANO DE COMUNICAÇÃO EM JUAZEIRO

Compartilhar

Mais de 50 comunicadores vindos das nove cidades que compõem a nossa Diocese estiveram reunidos no último sábado (16) para um dia de encontro sobre a missão de comunicar o Evangelho através das mídias sociais. O Endicom – Encontro Diocesano de Comunicação – aconteceu no Auditório da Escola Recanto do Pequeno Príncipe, das 8h às 17h, contando com momentos de formação sobre redes sociais, painel de experiências, espiritualidade e articulação do trabalho da Pascom na Diocese.

O Endicom foi assessorado pelo publicitário especialista em mídias digitais Gabriel Moraes e contou pela primeira vez com o painel de experiências. No painel foram apresentadas duas experiências positivas de comunicação eclesial e popular em nossa região: a Webrádio RC Católica, criada na comunidade São João Batista de Poços, interior de Campo Formoso/BA, e o Carrapicho Virtual, jovens comunicadores da comunidade do Salitre, interior de Juazeiro, que trabalham na perspectiva da Educomunicação.
 

 


O Encontro começou com uma palavra de acolhida do nosso Bispo diocesano Dom Beto Breis que ressaltou a importância de estarmos nas redes sociais levando uma nova proposta de comunicação, marcada pelo Evangelho. “Nossa missão é transmitir uma mensagem, por isso é importante não só fazer fotos, mas conjugar a imagem com a força da Palavra”, ressaltou Dom Beto.
 
No primeiro momento do painel de experiências, o jovem Messias Machado, fundador e diretor da Webrádio RC Católica (rccatolica.com), criada na comunidade de Poços, interior de Campo Formoso, falou dos desafios que enfrentou para realizar o sonho de se criar uma rádio católica na região.
 
“Tivemos que ouvir muitas críticas, insultos, pessoas que diziam que não ia dar certo. Também tivemos que lidar com nossos próprios erros. Mas buscamos nunca desistir, confiando que se o projeto vinha de Deus ele ia dar certo. Hoje graças a Deus já podemos dizer que somos um Sistema de Comunicação”, contou Messias Machado, emocionando a muitos com sua história de persistência e superação. Hoje a Webrádio RC Católica funciona com uma equipe de dez voluntários e se mantém com a ajuda de apoiadores e patrocínios.
Logo após, foi a vez de apresentarem-se os jovens comunicadores do grupo Carrapicho Virtual, da Comunidade do Salitre, interior de Juazeiro BA. O grupo foi criado a partir do trabalho de conclusão de curso da jornalista salitreira Érica Daiane. A primeira iniciativa foi a elaboração de um jornal local com os jovens da comunidade. Com a chegada da internet e do smartphone, o grupo migrou para a internet e hoje recebe o reconhecimento de Universidades locais (motivando inclusive uma dissertação de mestrado em Educomunicação) e entidades como IRPAA – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada.

O Endicom foi encerrado por volta das 17h, com um momento de oração final, em que todos os participantes voltaram animados em levar adiante a missão de evangelizar através da comunicação.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *