PASTORAL DA MULHER DE JUAZEIRO REALIZA AÇÕES SOBRE O TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

Compartilhar
A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira. A campanha de 2019, tem o tema: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).
 
Nesta Campanha, a Igreja Católica busca chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.

 

Nesse sentido a Pastoral da Mulher, que apresenta uma vez por mês o programa de rádio A Voz do Velho Chico – Grande Rio AM 680, trouxe como tema nesse último domingo 31 de março, as Politicas Públicas, falando com exclusividade sobre as políticas públicas para as mulheres. As apresentadoras e trabalhadoras sociais da Pastoral, Iana Joane e Mônica Siqueira, iniciaram saudando aos ouvintes na audiência e adentraram no tema abordando o conceito de políticas públicas, e citando algumas existentes, como as de combate à violência, igualdade de gênero, saúde da mulher, entre outras. Além  de destacar que para avançar na conquista de políticas públicas as mulheres precisam conhecer os seus direitos e se unirem para lutar por eles.  

 
Vale destacar que o espaço da acolhida da Pastoral foi decorado com imagens e cartazes sobre o tema, que será  trabalhado nas rodas de conversa que antecedem as atividades durante o mês de abril.
“Se as mulheres não conhecem seus direitos, dificilmente conseguirão acessar as políticas públicas. Queremos que elas reflitam que sua participação não se encerra nas eleições com o voto, mas, que posteriormente tem que acompanhar e cobrar dos governantes ações para melhoria de sua qualidade de vida”, destaca Fernanda Lins, assistente social e coordenadora da Pastoral da Mulher de Juazeiro.
 
Fonte: Pastoral da Mulher

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *