À LUZ DO TEMA, “MULHERES QUE INSPIRAM”, EQUIPE DA PASTORAL DA MULHER SE REÚNE EM ENCONTRO ORANTE

Compartilhar

A espiritualidade é uma busca constante pelo significado da vida a partir da conexão com o Todo ou Algo Maior, traduzindo-se na prática como Equilíbrio, Amor, Paz, Compaixão, Reconexão, Essência, Felicidade e Harmonia. Proporciona a criação de vínculos e acontece de todas as formas independente de orientação religiosa.  O mais importante é a conexão pessoal e a maneira de como se relacionar com as pessoas.

Nesse sentido, nos últimos dias 10 e 11 de outubro, a equipe de trabalhadores/as sociais da Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro BA, vivenciou um importante encontro orante, de reflexão, espiritualidade e partilha de fé e vida.

O encontro reuniu a equipe da Pastoral no CEPA – Centro Ecumênico Paz e Amor em Carnaíba do Sertão – BA, um espaço amplo, que proporciona silêncio, calma e contato com a natureza.

Com o tema “Mulheres que Inspiram: Antonia, Raabe e Eu”, o momento foi conduzido pela Irmã Oblata Maria Helena, a qual utilizou de leituras, imagens, reflexões, cantos e orações para percorrer a história de mulheres bíblicas marcadas por questões relacionadas ao ser mulher, maternidade, casamento, etc, como os exemplos de Raabe, Sara, Agar e Tamar. Trouxe também a história de Madre Antônia, fundadora da Missão Oblata, que através do seu amor e misericórdia, nos ensinou a olhar com compaixão àquelas que mais necessitam de apoio e são invisibilizadas, como as mulheres que exercem a prostituição.

Além das reflexões acerca das mulheres mencionadas, a equipe teve a oportunidade de meditar sobre suas vivências, bem como suas contribuições junto à Missão Oblata. Foi possível compartilhar diversos testemunhos que ensinam, edificam e fortalecem a dimensão da fé de cada membro que compõe a equipe da Pastoral.

Para Maria das Neves, “o encontro foi um momento para fortalecer a fé. Bebendo da fonte que traz luz e coragem. Fonte de vida!”. Mônica, também integrante da equipe destacou: “No nosso contato cotidiano com a realidade das nossas assistidas, trabalhamos transmitindo empatia no olhar de mulher para mulher com solidariedade e aproximação. O importante é não julgar, e sim compreender e promover uma melhor integração entre todas”

Dessa forma, o encontro propiciou o envolvimento e a integração de todos/as para vivenciar a relação com o Sagrado, de maneira acolhedora, humanizante e terna, onde se constatou a valorização e gratidão coletiva pela oportunidade de se reunir, confraternizar, meditar e rezar, tendo Jesus como a Fonte da Água Viva.


Fonte: Pastoral da Mulher
#redeoblatabrasil

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *