PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA – NÓS APOIAMOS!

Compartilhar

PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA – NÓS APOIAMOS!

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

A Pastoral da Mulher, Unidade Oblata em Juazeiro/BA, também defende essa causa, levando formação e informação para o público atendido, nas diversas atividades realizadas, sendo essas na sede ou nos espaços de prostituição.

Na programação, receberemos em nossa sede Katussia Almeida, articuladora social, estudante universitária, voluntária e paciente do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo – Hospital do Amor, no município. Katussia em 2016 foi diagnosticada com câncer de mama e hoje com sua militância apoia e defende os direitos das mulheres, principalmente as com câncer.

Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, estima-se que, por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama no Brasil. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física regularmente, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas, além de amamentar, que é também um fator protetor. Além de fazer a mamografia periódica, de acordo com recomendação médica.

Na região contamos com o Instituto Ivete Sangalo, que atua em Juazeiro e em oito cidades que compõem a Regional Norte. O órgão conta com a unidade fixa, localizada no bairro Santo Antônio, e uma unidade móvel que percorre as outras localidades, ambas providas com equipamentos de última geração. O Instituto realiza mamografias em mulheres que estão na faixa etária entre 40 e 69 anos.

TODAS/OS JUNTAS/OS PELA PREVENÇÃO!

Fonte: Pastoral da Mulher
#redeoblatabrasil

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *