Prevenção e informação marcam final de semana em Juazeiro/BA

Compartilhar

No último sábado, dia 26 de outubro, ocorreu a 8ª edição da Caminhada Outubro Rosa de combate e prevenção ao câncer de mama, na cidade de Juazeiro/BA.

O Outubro Rosa é um movimento internacional, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.



Cerca de sete mil pessoas participaram do evento, que saiu do Águas Center, na Avenida Adolfo Viana, com direção a Orla. O percurso foi animado por Alan Cleber no Trio Elétrico Parajós, e outros artistas da região.

A Pastoral da Mulher esteve presente mais um ano, apoiando a causa. “É muito importante para chamar a atenção das mulheres sobre o câncer de mama. É essencial realizar o exame preventivo, fazer o autoexame, isso salva vidas”, destaca Fernanda Lins, integrante da Pastoral da Mulher.

No Brasil, segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 60 mil novos casos da neoplasia devem ser registrados em 2019. Trata-se do tumor mais incidente entre mulheres depois do câncer de pele não-melanoma. Mundialmente os dados também são alarmantes: o câncer de mama afeta 2,1 milhões de pessoas por ano e é o quinto que mais mata, de acordo com o Globocan 2018, um estudo da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer.

O evento anualmente é promovido pelo Instituto de Prevenção Ivete Sangalo, junto com o Hospital de Câncer de Barretos e em parceria com o Instituto AVON.


Fonte: Pastoral da Mulher

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *