“Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” é tema de formação no Regional Juazeiro

Compartilhar

No último dia 15 de fevereiro, o Regional Juazeiro, realizou uma formação sobre a Campanha da Fraternidade 2020, que tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, buscando refletir com os presentes o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade, no planeta e na casa comum.

A Campanha da Fraternidade (CF) é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta. A cada ano, um tema é destacado, assim, a Campanha já refletiu sobre realidades muito próximas dos brasileiros: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros enfoques.

Na ocasião foi apresentado um power point com reflexões sobre a realidade atual e as diversas formas de cuidado com próximo, seguindo o método VER-JULGAR-AGIR. Após esse momento e inspirados pelos que nos pede o Papa Francisco, que sejamos uma Igreja em saída, que vai ao encontro das periferias geográficas e existenciais, os grupos presentes elaboram propostas concretas a nível de Diocese, para vivenciar a campanha.

O momento de reflexão conduzido pelo Padre Cícero Diego e a equipe de campanha da Diocese, e estiveram presentes as pastorais sociais, paróquias e movimentos da cidade. As trabalhadas sociais da Pastoral da Mulher, Fernanda Lins e Fernanda Nunes, representaram a instituição.

Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral, falando sobre a violência contra a mulher em Juazeiro/BA

Fonte: Pastoral da Mulher, Rede Oblata em Juazeiro/BA

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *