Profissionais da rede socioassistencial se reuniram na sede da Pastoral da Mulher – rede Oblata em Juazeiro- para o primeiro encontro das Cirandas Parceiras.

Compartilhar

O grupo Cirandas Parceiras, que estará completando 5 anos em 2020, é uma iniciativa da Pastoral da Mulher e promove a integração de profissionais de diversos serviços para o diálogo sobre políticas públicas, na perspectiva de melhorar o relacionamento, a comunicação entre as instituições do município, e propor ações conjuntas em prol da qualidade de vida do público atendido por cada setor, fortalecendo assim o trabalho em rede.

1°. Encontro Cirandas Parceiras de 2020

O primeiro encontro de 2020 teve como pauta central as “Políticas Públicas e Intersetorialidade” e foi facilitado pela Professora e Doutora em Ciências Sociais Paula Galrão, a partir de uma análise de conjuntura, compreendendo as políticas públicas e a intersetorialidade num cenário de luta, de resistência e de reprodução das relações sociais. A professora pontuou aspectos das estruturas governamentais que muitas vezes acabam dificultando o processo de atendimento, a importância do conhecimento e da articulação em rede, a necessidade dos espaços de pesquisa, entre outros.

Participaram da discussão profissionais do Núcleo de Apoio a saúde da família – NASF distrito II; Hospital Materno Infantil; Núcleo de Apoio Psicossocial na Educação – NAPSI; Centro de Referência em Assistência Social – CRAS Malhada da Areia; Centro de Atendimento à População de Rua – Centro POP; Associação de – ACARI; Ronda Maria da Penha e Centro Integrado de Atendimento à Mulher de Juazeiro – CIAM.

Para Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral, “é importante analisarmos e debatermos esses assuntos e trazê-los à tona, senão fica impossível enfrentar os desafios que vem pela frente se não compreendermos a realidade social, política e econômica que estamos pisando. E destaca também: “O trabalho conjunto realizado de forma articulada e integrada, além de contribuir para a troca de saberes, proporciona uma solução ao considerar a totalidade dos problemas do usuário, ou seja, a complexidade da realidade social, de modo que, seus problemas não sejam tratados de forma fragmentada, através de ações desarticuladas que dificultam sua inclusão social”.

As Cirandas parceiras ocorrem bimestralmente, na sede da Pastoral da Mulher, localizada a Rua Raul de Queiroz, nº 110, Bairro Alagadiço.  

Fonte: Pastoral da Mulher – Rede Oblata em Juazeiro BA

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *