Páscoa de Madre Antônia

Compartilhar

Neste 28 de fevereiro, celebramos a páscoa de nossa Venerável Madre Antonia Maria da Misericórdia, fundadora da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.

Impulsionada por Padre Serra, também fundador, iniciou ativamente sua participação na construção da obra, assumindo o compromisso com a causa da mulher, suas histórias e suas dores, e descobrindo em seus rostos a imagem do Redentor.

Durante 34 anos, Antonia percorre com a mulher em contexto de prostituição, um caminho de evangelização libertadora e sente-se tão identificada com seu chamado que expressa: “Estou feliz, tão segura que Deus me chamou para este trabalho, tão tranquila em minha vocação, que meu único desejo é ser fiel”.

As mulheres são a graça de Deus!

Madre Antônia Maria da Misericórdia

No dia 28 de fevereiro de 1898, às 23:45h da noite, Antonia Maria da Misericórdia morre em Ciempozuelos (Madri), oferecendo-se em oblação total ao Pai com 75 anos de idade.

Neste dia, a equipe da Pastoral da Mulher, Rede Oblata em Juazeiro/BA, faz memória de sua páscoa e agradece por sua vida, pois ela foi uma mulher à frente de seu tempo e nos deixou um legado de humanidade, amor e misericórdia. Através de sua história, continuamos esse caminho de Redenção com as mulheres em contexto de prostituição, e pedimos: Madre Antonia interceda por nós junto ao Senhor!

Compartilhamos abaixo um fragmento da crônica de Ciempozuelos, onde relata a morte e o funeral de nossa Fundadora.

Pastoral da Mulher – Rede Oblata em Juazeiro BA

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *