Política: Palavra Feminina – 24°. Caminhada das Mulheres em Juazeiro BA

Compartilhar

`A luz do tema “Política: palavra feminina”, a equipe da Pastoral participou neste sábado, 07 de março, da 24°. Caminhada das Mulheres, evento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres, em alusão ao dia Internacional da Mulher.

O evento aconteceu com o intuito de estimular a discussão sobre a ocupação feminina nos espaços de poder, tendo em vista que este se mostra como um campo historicamente masculino. Importante reflexão, especialmente nesse ano onde acontecem as eleições municipais.  

A ação contou a presença de servidores públicos, representantes dos movimentos sociais, estudantes, e da Pastoral da Mulher, que deu visibilidade as mulheres que exercem a prostituição, as quais têm seus direitos violados cotidianamente no contexto sociopolítico.

Igualdade, respeito, política eram palavras pronunciadas pelas mulheres ao longo do percurso, que seguiu do Centro Integrado de Atendimento a Mulher – CIAM, passando pela Avenida Adolfo Viana e finalizando na praça Emílio Santiago, no centro da cidade.

 Representantes de partidos políticos, do Conselho municipal e estudantes tiveram oportunidade de fala e abriram importantes narrativas em relação as conquistas. Para Érica Daiane, comunicadora, e integrante do IRPAA –  Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, “março é um mês de mobilização e de luta. Como voluntária na Pastoral na Mulher, ainda enquanto estudante universitária de comunicação, eu iniciei essa militância no debate de gênero… como a Pastoral trabalha com um contexto bem diferente que é a mulher no contexto de prostituição, então para mim isso foi um aprendizado muito grande que carrego para vida toda. Eu comecei a causar esse debate na universidade, eu comecei a olhar para as mulheres de uma outra forma. Usar de utopia em algumas discussões, mas esse debate de gênero eu comecei a utilizar quando estava na PM de Juazeiro e carreguei comigo. Hoje estou na secretaria de mulheres do Partido dos Trabalhadores …..”

Atualmente Érica Daiane atua na secretaria de mulheres do Partido dos Trabalhadores e além da defesa de das várias bandeiras como o fim da violência contra a mulher, defende também a pauta de mais presença feminina na política.

Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral da Mulher, destacou: “ a caminhada é um ato de resistência, estamos lutando pelo direito aos nossos corpos, às nossas vidas e contra o machismo que tanto nos vitimiza. Estamos passamos por um momento de retrocesso e perda de direitos, precisamos nos unir e continuar lutando, lugar de mulher é onde ela quiser”. 

#Pastoral da Mulher – Rede Oblata em Juazeiro BA

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *