Beber da fonte, fortalecer os frutos e alimentar os que tem fome.

Compartilhar

No último dia 09 de março, a equipe da Pastoral da Mulher se reuniu para dialogar sobre as propostas apresentadas pelo Capítulo Geral. O capítulo é a reunião da congregação, para reflexão e discernimento das linhas de ação que vão orientar o sexênio, bem como para eleição da equipe de governo.

“A audácia do espírito nos impulsiona a habitar novos horizontes”

O capítulo teve como lema: “A audácia do espírito nos impulsiona a habitar novos horizontes”, e contou com a participação de 40 Irmãs e nove leigos/as, das três Províncias: Europa, José María Benito Serra e Santissímo Redentor, em julho de 2019, na cidade de Cimpozuelos, Madrid/Espanha.

Desafiadas pela realidade, a Família Oblata, define que é hora de transitar pelas cruzes, como espaço de diálogo e integração com os diversos. A partir da audácia do carisma, são chamados a habitar lugares emergentes e realidades de prostituição e tráfico para fins de exploração sexual, tendo como horizonte a missão.

Um dos pontos destacados pela equipe em Juazeiro, após o estudo, refere-se ao carisma institucional, o qual deve estar sendo constantemente alimentado, buscando na fonte fundadora o fortalecimento da fé, pois os funcionários/as enquanto frutos da congregação, também devem transmitir toda vivência espiritual e libertadora proporcionada por Padre Serra e Madre Antônia.

A partir de momentos como estes “os colaboradores vão compreendendo os valores e a filosofia da instituição e muitas ressonâncias vão auxiliar no desempenho do atendimento e dos serviços prestados às mulheres, visando que sejam realizados de acordo com as diretrizes propostas”, destaca Iana Joane, Assistente Administrativo e Educadora Social na instituição.

Fernanda Lins, coordenadora da instituição, destaca: “inspiradas pelo que nos pede o Papa Francisco, devemos ser uma pastoral em saída, ir ao encontro das mulheres nos locais que exercem a prostituição, sendo luz e esperança, diante da realidade desafiante vivenciada pelo nosso país e pelo mundo”, e completa: “precisamos estar em constante formação, estando atentos e atentas as novas formas de sofrimento e exclusão”.

A congregação religiosa, fundada por José María Benito Serra e Antonia María da Misericórdia em 1864, é atualmente composta por 407 irmãs presentes em 15 países, organizadas em três províncias (Europa, José María Benito Serra e Santíssimo Redentor), sendo boas notícias do Reino para mulheres que se estão em contexto de prostituição e/ou são vítimas de tráfico por exploração sexual.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *