IST’s: Infecções Sexualmente Transmissíveis foi tema abordado em fevereiro pela Pastoral da Mulher

Compartilhar
Post enviado às mulheres

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) estão entre os problemas de saúde pública mais comum em todo o mundo. Ocasionadas por mais de 30 agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitas), as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) – termo atualmente adotado pela OMS – conhecidas anteriormente por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) acometem mais de 1 milhão de pessoas ao dia no mundo e encontram-se entre os cinco principais motivos de consulta médica. Apesar de todo o avanço científico, tecnológico, preventivo e curativo, infelizmente, o descuido principalmente dos mais jovens, são fatores determinantes para o aumento da transmissão das infecções.

As infecções são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina com uma pessoa que esteja infectada. Entre as IST’S mais comuns em nosso meio estão: HIV, gonorréia, sífilis, clamídia, herpes, HPV, hepatites e etc.

As IST’s são capazes de tornar o organismo humano mais vulnerável à outras doenças e apresentam complicações ainda mais graves em mulheres, tais como: infertilidade, abortamento espontâneo, malformações no bebê e até a morte, caso não sejam tratadas adequadamente.

Visando a importância de dialogar a temática com o público, a Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro BA, realizou atividades informativas sobre IST’s, com o objetivo de informar e principalmente de chamar a atenção das mulheres assistidas quanto à importância dos cuidados básicos de prevenção e sobre o tratamento dessas doenças, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Entre posts, áudios e informativos, a equipe de educadoras da Pastoral criou um vídeo dinâmico também com o objetivo de alertar as mulheres de forma mais lúdica sobre algumas práticas cotidianas que oferecem riscos de contrair IST’s.

Confira nosso vídeo: https://www.flickr.com/photos/188579219@N06/50979422542/in/dateposted/

A Pastoral da Mulher ainda contou com o apoio da ginecologista e obstetra Dra. Mariana Holanda, que nos disponibilizou uma breve e esclarecedora entrevista, a qual também se encontra disponível em sua página no Instagram – https://www.instagram.com/p/B-fZz8HHXE-/

Dra. Mariana Holanda

Médica Ginecologista e Obstetra

Um milhão de novos casos de infecções sexuais por dia!

Isso mesmo! Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertam que esteja ocorrendo um aumento do número de infecções de transmissão sexual no mundo.

A grande maioria dessas infecções pode ser prevenida com o simples uso de preservativo masculino ou feminino.

Contra o HPV (vírus causador do câncer de colo) há vacina disponível na rede pública.

As infeções sexualmente transmissíveis (HIV, sífilis, clamídia , gonorreia, HPV, herpes genital, tricomoníase) são muitas vezes silenciosas não trazendo às pessoas acometidas nenhum sinal de alarme mas a longo prazo podem provocar problemas graves em todo o organismo, câncer, malformação fetal, infertilidade e até morte.

Faça exames periódicos para detecção dessas doenças. Converse com seu médico e não deixo que o preconceito ponha em risco sua saúde.

Mulher que se ama se cuida!

https://www.instagram.com/dra.marianaholanda/

Através dessas orientações, a Pastoral segue seu trabalho de orientação, prevenção e encaminhamento as mulheres. Destacando que ao perceber qualquer sinal, a mulher deve buscar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para que possa ser encaminhada aos serviços de referência.

Em Juazeiro, o CIDHA – Centro de Informação em DST/HIV AIDS oferece serviços de saúde e ações de assistência, prevenção, diagnóstico e tratamento às IST’s. A unidade está localizada à Av. Carmela Dutra, 700 – Centro, Juazeiro – BA e o contato telefônico é 74 3612-3750 e 3612-3756.

Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro/ BA

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *