Saúde Integral em Foco: Pastoral da Mulher e a parceria com CETGIB Juazeiro

Compartilhar

As práticas integrativas são recursos terapêuticos voltados para aliviar diversos sintomas, e também podem ser utilizadas como paliativo para o tratamento de doenças crônicas. Essas práticas utilizam técnicas milenares para promoção da saúde, tratamento e reabilitação, e estão respaldados na resolução do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN 326/2008 e na portaria do Ministério da Saúde – MS 971/2006, que entendem que as Práticas Integrativas e Complementares compreendem o universo de abordagens denominado pela Organização Mundial da Saúde – OMS de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa – MT/MCA.

Entre os métodos mais utilizados estão: a auriculoterapia, aromoterapia, reiki, terapia de florais, yoga, massagens relaxantes entre outros.

Com o objetivo de promover o cuidado com as mulheres especialmente em tempos de pandemia e fortalecer a parceria com o CETGIB – Centro de Terapias Naturais Gianni Bande, no dia 26 de fevereiro, Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro/BA participou de uma reunião com Edmilson, representante do Centro e com o terapeuta Francisco. Nesse encontro, foi firmada uma parceria para oferecimento de terapias naturais às mulheres.

Na ocasião foi apresentada a missão da Pastoral da Mulher, atividades oferecidas e algumas especificidades do público atendido. Os representantes, por sua vez, também explanaram sobre os serviços oferecidos no Centro, o qual é tido como referência em práticas integrativas na cidade.

Reunião Pastoral da Mulher e CETGIB Juazeiro/BA

A parceira possibilitará garantir um cuidado integral às mulheres, associando-se ao tratamento tradicional, quando necessário. “E é importante nesse momento que estamos vivendo, pois enfatizam a escuta acolhedora, o desenvolvimento do vínculo terapêutico e a integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”, destaca Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral da Mulher.

O projeto está previsto para acontecer aos sábados, de forma quinzenal com um grupo de mulheres previamente convidadas, a partir das demandas de saúde e etc.

Logo CETGIB – Juazeiro/BA

Referências:

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0971_03_05_2006.html

http://www.cofen.gov.br/resoluao-cofen-n-3262008_5414.html

Instagran: https://www.instagram.com/p/CLzjPyxnSbm/?igshid=13tsg8o67uy56

Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro BA

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *