Ser Presença! Mesmo no Distanciamento

Compartilhar

A Pastoral da Mulher, Unidade Oblata em Juazeiro/BA, continua buscando estratégias para o atendimento às mulheres, diante da pandemia da Covid 19 que ainda não permite o retorno as atividades presenciais. O mês de fevereiro foi marcado por diversas ações, além da comunicação virtual diária com as assistidas, fomentada do envio de posts informativos, enquetes, acolhida coletiva em web sala; a equipe realizou o primeiro contato nos locais onde acontece à prostituição, a fim de realizar a colagem de cartazes de divulgação do trabalho.

O principal objetivo dessa atividade foi reforçar a informação sobre o atendimento virtual, bem como deixar visível os números de telefone e WhatsApp da instituição, para que assim, o público possa continuar se comunicando, enviando suas demandas e multiplicando o conhecimento com outras mulheres novas que frequentam os locais.

Imagem do cartaz da Pastoral da Mulher

Imagem do cartaz

Na ocasião das visitas, a equipe observou que as mulheres seguem suas rotinas nos ambientes de prostituição e que há pouca prevenção à Covid 19, uma vez que a maioria não fazia uso de máscaras. Durante os breves diálogos nos espaços, percebemos um grande número de demandas de saúde, especialmente no campo ginecológico, e queixas sobre a situação econômica.

Entre os relatos, ouvimos agradecimentos pela presença da Pastoral, que segundo mencionaram, se mostra como único apoio nesse momento. Aproveitamos a oportunidade para fazer orientações, sobretudo aos cuidados e prevenção diante dos agravamentos da pandemia.

Para a equipe foi um momento importante, pois foi possível avaliar de perto a situação de cada local de prostituição e a posição das mulheres diante da atual conjuntura, possibilitando aperfeiçoamento e direcionamento das próximas ações no campo virtual. 

Os contatos cumpriram os protocolos de segurança, de distanciamento, uso da máscara e álcool em gel.

Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro/ BA

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *