Assistente Social. Há mais de 500 anos, sempre na linha de frente!

Compartilhar

A Rede Oblata Brasil parabeniza os/as Assistentes Sociais, profissionais que contribuem para a defesa, promoção e efetivação dos direitos da população. Reconhecemos a importância da atuação junto às mulheres em contexto de prostituição e vulnerabilidade social assistidas pelos projetos Oblatas.

Para a concretização da ação profissional, realizam através de um olhar e escuta atenta, crítica e reflexiva, atendimentos individuais e coletivos, busca ativa, estudos sociais e socioeconômicos, planejamento e planos de atendimentos, ações socieoeducativas coletivas, encaminhamentos e acompanhamentos à rede, estudos de casos; elaboração de projetos, produção de textos e artigos ligados às temáticas que envolvem o cotidiano do trabalho; participação em instâncias de controle social; além de manter uma comunicação e articulação permanente com a rede de políticas sociais públicas e privadas.

Em um compromisso ético com a liberdade, a dignidade da pessoa humana e pela emancipação dos/as sujeitos/as, as Assistentes Sociais seguem em luta pela inclusão social das mulheres em contexto de prostituição e pobreza e para a promoção do debate público sobre os seus direitos.

Compartilhamos também a campanha do Dia do/a Assistente Social 2021, realizada pelo CFESS – Conselho Federal de Serviço Social (@cfessoficial), com o tema: “Há mais de 500 anos, sempre na linha de frente! Trabalho pela vida e resistência dos povos originários e comunidades tradicionais”.

Compromisso com a Justiça Social!

Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro/BA

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *