Autocuidado e práticas integrativas

Compartilhar

Em 18 de setembro de 2021, aconteceu mais uma manhã de atendimentos às mulheres do PROJETO AUTOCUIDADO INTEGRAL, promovido pela PASTORAL DA MULHER de Juazeiro (BA), em parceria com o CETGIB.  
 
Com assessoria de Fernanda Nunes (@fernandajua), Psicóloga e Educadora Social, os atendimentos foram conduzidos por Francisco Leite (@franciscoleite131075), Terapeuta Integrativo, Peterson Mendonça (@peterson.fisio), fisioterapeuta, Ana Maria (@ana.maria1.m) e Larissa Barreto (@barretoventosaterapia), Terapeutas Integrativas convidadas.


 Irmã Teresa (@ir.teresadejezus), coordenadora do CETGIB, fez uma visita com a psicanalista Eliana Sicsú (@elianasicsu) que, apresentada ao grupo e ao projeto, enfatizou a importância do autocuidado, do autoconhecimento, da saúde mental e das terapias integrativas.   
 
De maneira geral, as mulheres apresentaram queixas de dores nas costas e nervo ciático, estresse, sobrecarga de trabalho físico, dependência de remédios, dor no estômago, sensação de alma vazia, luto pelo filho jovem, ansiedade, rejeição, dentre outras questões que mereceram nossa atenção. 
 
Foram inicialmente ofertadas terapias por diferentes profissionais, conforme a necessidade: Ventosaterapia, moxa, reflexologia podal, massagem relaxante, massagem estruturante, toques sutis com alongamento na cervical, Reiki, alinhamento dos chacras e acupuntura.   


 
Após um breve intervalo, o terapeuta Francisco promoveu uma sensibilização musical, agregando aromaterapia para sensibilizar a respiração. Logo depois, fez imposição de mãos e dispersão de energias, individualmente.
 
O momento foi finalizado com falas das participantes sobre as experiências vividas, de onde brotaram sentimentos de gratidão pela oportunidade, a percepção na melhora da ansiedade para tranquilidade e relaxamento, a melhora na autoestima, o desejo de se perdoar e de perdoar pessoas queridas, de se dedicar mais às suas tarefas, o despertar da alegria em cada encontro do projeto, o aprender a ouvir e a compartilhar os ensinamentos recebidos para familiares e amigos.


Como lembrancinha, a terapeuta Larissa entregou kits para escalda pés, para que continuássemos nosso autocuidado em casa.  

Fonte: Peterson Mendonça – Fisioterapeuta

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *