JANEIRO BRANCO 2022

Compartilhar

Nestes últimos anos, as doenças mentais tiveram um aumento considerável, e isto é motivo de grande preocupação entre os profissionais da saúde.

Através de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, surge em 2014 o ‘Janeiro Branco’, campanha que busca a conscientização da promoção e proteção da saúde mental.

Nossa parceira Eliana Sicsú, psicanalista, mentora emocional, escritora e palestrante nos traz esclarecimentos sobre o tema.

“Cuidar da saúde mental e emocional é um movimento diário. Precisamos sair da percepção equivocada de que quem não tem doença ou algum transtorno, tem saúde mental.

A saúde mental é a capacidade de lidar com os desafios da vida permanecendo estruturado, sem desequilíbrios, conseguindo responder as demandas, os desafios e imprevistos que surgem, as questões externas que afetam nossa vida sem nos desequilibrar.

Administrar, aceitar, acessar e se posicionar nessa realidade são as principais questões ligada à nossa saúde mental e emocional.

Habilidades de se conectar com pessoas e com processos são hábitos diários que geram saúde mental e emocional. Hábitos no cuidado do corpo, da mente e do espírito.

A espiritualidade é muito importante para nos fortalecer. Fazer parte de alguma comunidade religiosa (caso isso lhe fortaleça) ou por exemplo ouvir música, contato com a natureza, ajudar outras pessoas, podem ser maneiras de alimentar a espiritualidade. Cada um possui sua maneira de alimentar a própria espiritualidade.”

Se há algum distúrbio ou quadro clínico que mereça uma atenção, se faz necessária a busca por auxílio adequado. Se nossa mente adoece é preciso cuidar dela pra que não haja maiores consequências.

A saúde mental e emocional passa pelo autoconhecimento, precisamos ter minimamente a capacidade de reconhecer quem somos. Precisamos significar e dar sentido às nossas vidas. Sem isso podemos começar a duvidar de nós mesmos, podemos partir rumo à depressão, às angústias e os caminhos da mente são muito sutis.

Quando estamos felizes, estamos apaixonados pela vida, pelos nossos desafios, pois sabemos o que desejamos, temos força e energia para fazer as nossas escolhas.

Cuidemos do nosso corpo e mente fazendo boas escolhas todos os dias.”

Eliana Sicsú, psicanalista, mentora emocional, escritora e palestrante

O Instituto Eliana Sicsú que este ano realiza mais uma edição do ‘Emocionalmente Saudável’, evento no qual, instituições, ONG’S, empresas e profissionais voluntários realizam ações e atendimentos gratuitos para comunidade em geral visando a conscientização e oportunidades de vivências de terapias e processo que contribuam para o bem estar mental e emocional.

Programação da semana:

26/01

•ATENDIMENTOS PSICANÁLISE (On-line e Presencial)

     Psicanalista Neilma Melo – Trindade-PE

27/01

•ATENDIMENTOS TERAPÊUTICOS AURICULOTERAPIA

Terapeuta Ana Claudia – Senhor do Bonfim-BA

•GRUPO DE CONSTELAÇÃO FAMILIAR ON-LINE

Terapeuta Aldi Carvalho – 19:30h

Incrição: 87.98811.1721

28/01

•RODA DE CONVERSA SOBRE JANEIRO BRANCO

Turma do Curso Técnico SENAI 

Psicanalista Neilma Melo – Trindade-PE

•ATENDIMENTOS TERAPÊUTICOS

 Terapias ofertadas: RPC- Reflexo Poturamento da Coluna   e

 MCM –  Massoterapia para Cólica Menstrual

 Terapeuta Dr. Kennedy Costa  – Araripina-PE

 Inscrição: Essencial Saúde – 87.99818.4922

29/01

•TARDE DE ATENDIMENTOS TERAPÊUTICOS

  CRECIR – CENTRO DE REABILITAÇÃO CIDADE REFÚGIO

  Sítio Pau Ferro – João Paulo II –  Juazeiro – BA   (das 15h às 19h)

•VIVÊNCIA TERAPÊUTICA ON-LINE

CURA ENERGÉTICA COM THETAHEALING INTEGRANDO COMUNICAÇÃO E CORAÇÃO.

Terapeutas Raquel Pinheiro e Camille de Holanda

16H

INSCRIÇÃO: 87.99824.6525 | 87.99670.7375

30/01

•1º ENCONTRO COM VOLUNTÁRIOS

Celebração à vida!  Janeiro Branco 2022

Parque Josefa Coelho – Petrolina-PE

31/01

•ENTREVISTA SOBRE SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL

 Programa Preto no Branco – TRANSRIO 99.9 FM – 10h

 Psicanalista Eliana Sicsú e Radialista Sibelle Fonseca.


No ano de 2021, a Pastoral da Mulher em parceria com Centro de Terapias Naturais Gianni Bande – CETGIB desenvolveu o projeto intitulado “Autocuidado Integral” que possui o objetivo de promover ações de saúde integral, através de práticas de saúde integrativa a fim de proporcionar a prevenção, manutenção e promoção da saúde de maneira holística para as mulheres assistidas, apoiando as mesmas no processo de autocuidado.

Em 2022 a instituição pretende potencializar essa forma de cuidado, buscando novas parcerias para além do que é oferecido a exemplo dos atendimentos psicológicos e das práticas integrativas: auriculoterapia, ventosaterapia, massagem relaxante e outros.

Estejam atentos para mais informações em nossas redes sociais e seja nosso parceiro!

Fonte: Instituto Eliana Sicsú

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *