Santa Bakhita afortunada e resiliente

Compartilhar

Na manhã deste 8 de fevereiro a equipe da Pastoral esteve reunida em momento de oração e reflexão sobre o combate ao tráfico de pessoas e conhecendo um pouco da história de vida de Santa Josefina Bakhita Afortunada.

Em consonância com as outras equipes da Rede Oblata, as colaboradoras realizaram um espaço formativo de espiritualidade e vibrações de fé a todo ser humano vítima dessa ferida que é a escravidão de seres humanos.

Santa Bakhita nasceu no Sudão a ficou conhecida por sua bondade, alegria, fé e doçura, sendo uma mulher resistente ao sofrimento acarretado por uma vida de escravidão.

Ela faleceu aos 78 anos e nos anos 2.000 foi canonizada pelo Papa João Paulo II. Ela ficou conhecida ainda por vivenciar a oração como uma prática importante na vida de todos como meio de conversar com Deus.

Para a equipe da Pastoral da mulher foi um momento rico onde conheceram um pouco da história de como Bakhita foi traficada e refletiam que os aspectos culturais, políticos e sociais contribuem para que as pessoas traficadas sejam atraídas, visto que por vezes são propostas de uma vida melhor, por meio de sedução, utilizando a vulnerabilidade das pessoas como estratégia.

Das várias reflexões trazidas, o destaque foi para a dificuldade que existe em sair do ciclo de tráfico, por fatores como o medo da denúncia, a dificuldade de fugir ou encontrar alguém que auxilie, a falta de políticas de segurança para as vítimas por parte do poder público e a dificuldade em romper com a violência.

Muitos outros aspectos permeiam a questão do tráfico de pessoas e durante a pandemia, com o crescimento das vulnerabilidades e também da globalização que reduz distâncias, onde a internet se torna um recurso atrativo, o tráfico cresceu, mesmo não havendo estatistas que comprovem os números com exatidão, sabe-se que este é um crime que cresce e é de difícil combate.

Diante de tantos desafios a equipe considerou a importância da ‘teimosia’ de Santa Bakhita. Uma teimosia que impulsiona a todas a continuar com missão de garantir dignidade a toda mulher e principalmente a que está em contexto de prostituição.

“Assim esperamos que Santa Bakhita também possa nos fortalecer com seu exemplo de vida. Amém!”

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *