A espiritualidade da quaresma motiva-nos a uma mudança 

Compartilhar

Quando me pediram para escrever este texto sobre a espiritualidade da Quaresma, fiquei vários dias em sintonia com o tema, confrontando o que a Igreja Católica nos orienta através dos textos bíblicos (rezar, meditar e atuar nesse período) com o momento atual que estamos vivendo, sobretudo nos últimos anos.

Entre os assuntos mais noticiados e debatidos em todas as esferas da sociedade está a pandemia do COVID-19.  A pandemia gerou incertezas, medo e muito sofrimento nas famílias devido à enfermidade e perda de entes queridos. 

Outro fator do contexto atual mundial, que está nos afetando gravemente, é a alteração climática. Secas prolongadas, excesso de calor provocando graves queimadas em algumas regiões e, em outras, chuvas com grande volume provocando enchentes devastadoras. São os extremos ceifando a biodiversidade.

Segundo o teólogo Leonardo Boff, a natureza está reagindo ao que a Humanidade está fazendo com ela. Os vírus que têm surgido ultimamente, e outros que poderão aparecer, são resposta ao aquecimento global, que de certa forma, “destroem as casinhas dos vírus” e eles nos atacam.

Diante desse contexto, como vivenciar a espiritualidade da Quaresma? 

A palavra “quaresma” vem do latim, quadragésima, que significa um período de 40 dias entre o Carnaval e a Páscoa. É um tempo de caminhada de purificação e renovação da nossa vida. A espiritualidade da Quaresma lembra a experiência do povo do Primeiro Testamento da Bíblia, que peregrinou durante quarenta anos rumo à Terra Prometida e do próprio Jesus, tentado no deserto durante quarenta dias e quarenta noites (Cf. Mt 4,1-11). 

A Quaresma inicia na quarta-feira de cinzas e termina na manhã da quinta-feira da Semana Santa, quando acontece a Celebração Eucarística que dá início ao Tríduo Pascal.  O tempo da Quaresma é o ponto central da vida cristã, pois faz memória do Mistério Pascal: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. 

A espiritualidade da Quaresma propõe uma preparação das pessoas cristãs e da comunidade eclesial para a Páscoa. Motiva-nos a uma mudança de vida, a perceber nossas incoerências, limitações e o quanto somos amadas e amados por Jesus, que sempre nos dá oportunidade de retomar nosso caminho para o bem. As palavras fortes nesse período são “conversão” e “reconciliação”. 

O Papa Francisco, durante a celebração de abertura da Quaresma de 2019, na quarta-feira de cinzas, citou as três atitudes propostas pelo Evangelho do dia afirmando: “o Evangelho propõe três etapas, que o Senhor pede para percorrer sem hipocrisia nem ficção: a esmola, a oração e o jejum”.

Para a mudança de vida, a Igreja nos orienta a vivenciar essas atitudes que, ao longo da história, vão adquirindo novos significados de acordo com o contexto de cada época.

Por Lúcia Alves da Cunha

Leia mais em oblatassr.org

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *