AGOSTO LILÁS 2022

Compartilhar

A Pastoral da Mulher está comprometida com o Agosto Lilás, esta campanha que promove ações para o enfrentamento e o combate a violência contra a mulher e também possui como objetivo tornar conhecidos os canais de denúncias existentes e os serviços de atendimento à mulher que vivencia a violência.

A cidade de Juazeiro possui o CIAM – Centro Integrado de Atendimento à Mulher, a DEAM – Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, também possui Casa Abrigo para as mulheres que precisam de acolhimento em alguns casos de medida protetiva e conta com a atuação efetiva da Roda Maria da Penha que acompanha estrategicamente  as mulheres que estão sobre a proteção do estado.

Algumas pessoas pensam que a Pastoral da Mulher também realiza atendimento às mulheres que estão em contexto de violência, mas vamos esclarecer isso. A Pastoral não é um serviço específico para este tipo de atendimento. A instituição compõe a rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher e faz parte da rede socioassistencial.

Se chegar até a sede algum caso de violência contra a mulher, seja ela assistida ou não pela Pastoral, a rede é acionada e a mulher é encaminhada para o atendimento específico dependendo da demanda, seja no CIAM ou na DEAM, por exemplo. E a depender do caso, as agentes da Pastoral fazem o acompanhamento da mulher nesse processo.

Até o final do mês serão desenvolvidas várias ações com as assistidas com o intuito de cada vez mais alertá-las e encorajá-las ao combate e enfrentamento às mais variadas violências existentes.

Está mais do que ultrapassada a falácia de “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”. Mete a colher sim e mete o dedo no telefone pra fazer denúncia!!!

O que não falta é canal de denúncia! Sabe-se que muitos não denunciam por medo, mas em alguns canais não é obrigatório se identificar a exemplo do disque 180 (Central de Atendimento à Mulher).

Telefones úteis: Polícia Militar 190, CIAM (74) 3614 2028, DEAM (74) 3613 8310, Ronda Maria da Penha (74) 3614 7141.

Estamos unidas por um mundo justo, livre e igualitário! Denunciem!

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *