A parceria da Pastoral da Mulher com o projeto Mesa Brasil – SESC foi fundamental no ano de 2022 para acesso das mulheres a complementação alimentar, através dos repasses diretos e dos lanches ofertados na sede, a partir do recebimento de itens da rede de banco de alimentos.
O público atendido pela instituição se caracteriza pelo exercício da prostituição e o contexto de vulnerabilidade social. Com o processo de pandemia, aprofundamento da crise econômica e o progressivo desmonte de políticas públicas, houve o aprofundamento da pobreza e da desigualdade social, consequentemente o
agravamento da insegurança alimentar em níveis intermediários e graves entre as mulheres acompanhadas
Compreendendo que a falta de acesso a alimentos nutritivos e em quantidade necessária ao organismo pode desenvolver quadros de adoecimento físico e emocional, consideramos a oferta dos alimentos, uma medida preventiva de saúde, que reflete diretamente na qualidade de vida das famílias das assistidas.
A Pastoral recebeu em torno de duas toneladas de alimentos (2084,120) entre perecíveis e não perecíveis. Como estratégia para repasse, estabeleceu-se o critério de participação em uma reunião mensal com cunho socioeducativo, onde foram trabalhadas temáticas relacionadas a direitos sociais. Essa metodologia alia o benefício ao acesso a conhecimento, instrumento maior de emancipação. Também foram ofertados na forma de lanches durante atividades na sede.
Ao longo do ano foram realizadas 5 reuniões, contemplando 43 mulheres. Temas abordados:
- Insegurança alimentar e desigualdade social ;
- Conceitos de democracia e cidadania;
- O processo eleitoral e o papel dos representantes políticos do legislativo e executivo;
- A importância do voto feminino nas eleições;
- 21 dias de ativismo contra a violência doméstica.
Com a renovação da parceria em 2023, a equipe busca fortalecer as ações no sentindo de ampliar o conhecimento sobre a utilização dos alimentos, contando com a colaboração de profissionais da área de nutrição; além de potencializar o acompanhamento de forma multidisciplinar para fortalecimento do vínculo com o público e o atendimento a suas demandas de forma integral, promovendo assim os diretos humanos das mulheres.