No último sábado, dia 11 de março, a Diocese de Juazeiro, através da Pastoral da Saúde diocesana, promoveu a Pré-Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) de Carnaíba e teve como objetivo, a preparação para a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que tem como tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
A conferência, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A Diocese de Juazeiro vendo a importância dessas conferências, está promovendo junto com a Pastoral da Saúde, a pré conferência com o objetivo de avaliar a situação da saúde de nossos irmãos usuários e propor diretrizes para a formação de políticas de saúde”, explicou Marileide Lopes, membro da Pastoral da Saúde.
Na ocasião a plenária foi dividida em 4 grupos, por eixo temáticos, sendo eles: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas, para reflexão e construção de propostas.
O Encontro contou com a participação de representantes das Pastorais Sociais, do CETGIB – Centro de Terapias Naturais Gianni Bande, do Conselho Municipal de Saúde, de religiosas de diversas congregações, profissionais de saúde e usuários/as do SUS.
Para Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral da Mulher, a pré conferência “é um importante espaço de participação e diálogo, em que a sociedade civil organizada, em um espaço democrático, pode discutir os problemas de saúde do município e elaborar propostas que serão levadas para apresentação na conferência”.
A Conferência Municipal está marcada para os dias 22 e 23 de março em Juazeiro, na UNIVASF.