PASTORAL DA MULHER PARTICIPA DA PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM CARNAÍBA DO SERTÃO

Compartilhar

No último sábado, dia 11 de março, a Diocese de Juazeiro, através da Pastoral da Saúde diocesana, promoveu a Pré-Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) de Carnaíba e teve como objetivo, a preparação para a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que tem como tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

A conferência, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A Diocese de Juazeiro vendo a importância dessas conferências, está promovendo junto com a Pastoral da Saúde, a pré conferência com o objetivo de avaliar a situação da saúde de nossos irmãos usuários e propor diretrizes para a formação de políticas de saúde”, explicou Marileide Lopes, membro da Pastoral da Saúde.

Na ocasião a plenária foi dividida em 4 grupos, por eixo temáticos, sendo eles: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas, para reflexão e construção de propostas.

O Encontro contou com a participação de representantes das Pastorais Sociais, do CETGIB – Centro de Terapias Naturais Gianni Bande, do Conselho Municipal de Saúde, de religiosas de diversas congregações, profissionais de saúde e usuários/as do SUS.

Fernanda Lins – Coord. Pastoral da Mulher

Para Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral da Mulher, a pré conferência “é um importante espaço de participação e diálogo, em que a sociedade civil organizada, em um espaço democrático, pode discutir os problemas de saúde do município e elaborar propostas que serão levadas para apresentação na conferência”.

A Conferência Municipal está marcada para os dias 22 e 23 de março em Juazeiro, na UNIVASF.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *