O Despertar da Espiritualidade

Compartilhar

Mais um encontro de espiritualidade foi realizado pela Pastoral da Mulher, desta vez com o tema ‘O Despertar da Espiritualidade”.

Um café da manhã foi ofertado às assistidas na sede da instituição promovendo um momento de integração e acolhida com as colaboradoras e as estagiárias. O encontro foi realizado na Chácara Recanto dos Anjos em Petrolina – PE e conduzido pela Irmã Ana Vigarani – Fraternidade Esperança, juntamente com duas educadoras socias da Pastoral.

A reflexão foi iniciada com o questionamento sobre as buscas levaram as mulheres a participarem do momento:

“Me conectar comigo mesma, me encontrar, relaxar…”

“Renovar a fé, me fortalecer…”

“… um momento de paz e descanso mental”.

Através de uma dinâmica rememorando sentimentos que vinham de experiências negativas, elas puderam falar sobre situações que lhes trouxeram dor e sofrimento

“Fui humilhada, recebi desprezo, desamor…”
“I
ngratidão,
desrespeito, desvalorização, falsidade…” “Desconfiança, desumanidade…”

A cada palavra expressada, em cada percepção da experiência vivida, as mulheres iam amassando um papel com intuito de se desfazer daquele sentimento ruim e finalizando com a expressão “Isto não me pertence mais!”

Os momentos difíceis da vida nos levam ao amadurecimento e as vicissitudes nos fazem evoluir, pois passamos a não desejar permanecer na tristeza ou melancolia, levando-nos a enxergar a vida com gratidão. A conexão com a espiritualidade ajuda muito nesse caminho…

As mulheres aprenderam a transformar a folha de papel amassada em uma flor refletindo sobre o que as fizeram desabrochar:

“Quando me senti apoiada, cuidada e respeitada.”


Para finalizar, a equipe distribuiu e divulgou a edição especial da HQ “Garotas do Hotel” com o tema “espiritualidade”.

Divididas em grupos, as mulheres desenharam em cartazes o significado de espiritualidade para cada uma delas. As agentes perceberam o quanto as participantes estavam necessitadas de falar sobre suas dores. Nesse sentido foi possível ver a resiliência, força e fé de cada uma, pois cada mulher enfrenta as adversidades do cotidiano com bastante confiança.

O encontro foi finalizado com um momento de lazer e banho de piscina às margens do Rio São
Francisco.

Visite nossa rede social e conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho em @RedeOblataBrasil

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *