Na manhã do dia 11 de dezembro, aconteceu na Pastoral da Mulher, um café da manhã alusivo ao encerramento da atividade de auriculoterapia no ano de 2018, com a participação de 21 de mulheres.
A auriculoterapia ou acupuntura auricular, como também chamada, é uma terapia de origem chinesa que especifica a região das orelhas como principal foco para diagnosticar, prevenir e tratar problemas de saúde, sejam físicos, psíquicos ou emocionais. Consiste na aplicação de esferas de aço, sementes de mostarda, ouro ou prata na região da orelha.
Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.
Desde o mês de julho a Pastoral da Mulher vem ofertando esse serviço as mulheres, após ter capacitado duas educadoras sociais na técnica.
As queixas apresentadas pelas mulheres, são em sua maioria: ansiedade, nervosismo, insônia, enxaqueca, dores localizadas, vícios e constipação.
Após esse período de aplicação, algumas mudanças já podem ser verificadas, como relata a assistida A.S: ” o resultado para mim foi imediato, porque eu estava sofrendo uma tremenda crise de dor cabeça, tomava muito medicamento, muito viciada, e graças a Deus conseguiu aliviar a dor de cabeça, de coluna, a ansiedade e insônia. Então estou achando o resultado muito positivo e agradeço muito por fazer parte e continuar fazendo parte e sempre contar com esse beneficio da Pastoral”
Por ser uma técnica terapêutica, a auriculoterapia é indicada somente como uma alternativa complementar de tratamento, associada a outros cuidados com a saúde.
Fonte: Pastoral da Mulher