Parque Josefa Coelho é cenário para mais um evento da Pastoral da Mulher

Compartilhar

Pic nic no parque: um momento de lazer e educação para as mulheres assistidas pela Pastoral.

No dia 25 de setembro do ano em curso, a Pastoral da Mulher, Unidade Oblata em Juazeiro/BA realizou o X Encontro de Mulheres com o tema: “Mulheres tecendo histórias, construindo caminhos”. A atividade aconteceu no Parque Municipal Josefa Coelho em Petrolina, a partir das 9 horas da manhã, com a participação da professora Lucineide Viana, membro do Colegiado de Enfermagem da Univasf e da professora de Educação Física, Juliana Oliveira. Além das educadoras da Pastoral da Mulher, Maria das Neves e Railane Demondes e da Assistente Social, Anna Lícia Brito.

Ao chegarem no local às mulheres foram recepcionadas com um café da manhã em formato de pic nic à sombra de uma árvore. Após o café, a convidada Lucineide, deu início a roda de conversa sobre “Corpo e Sexualidade”. A profissional de saúde usou como metodologia um jogo onde as mulheres deveriam usar tarjetas de cores verde, vermelha ou amarela para indicar afirmação, negação ou dúvida, a partir de conceitos levados por ela. As questões, que tinham a ver com saúde da mulher e sexualidade, geraram um amplo diálogo, cheio de dúvidas por parte das assistidas e de esclarecimentos por parte da mediadora.

Ao término da roda socioeducativa, as mulheres foram convidadas a participarem de uma aula de dança, no espaço da Arena 3 do parque, com a professora Juliana, que iniciou com alongamentos e depois ao som do ritmo zumba instigou as mulheres, trabalhadoras da pastoral e a professora Lucineide a se movimentarem em um momento de muita descontração e diversão.

O almoço foi servido no local e após a refeição as mulheres puderam descansar à vontade, deitadas ou sentadas embaixo das árvores. A equipe da pastoral permaneceu junto e aproveitou o ensejo para continuar dialogando sobre temáticas de seus interesses.

Por fim foi realizada uma breve avaliação, onde as participantes externaram terem tido um dia muito agradável, com aprendizado, saindo de suas rotinas e podendo vivenciar novas experiências. O encontrou foi finalizado às 14h com retorno a Pastoral.

Fonte da imagem: https://www.google.com/maps/uv?hl=pt-BR&pb=!1s0x773706fcbd8db2d%3A0x5524017c59cecf85!2m22!2m2!1i80!2i80!3m1!2i20!16m16!1b1!2m2!1m1!1e1!2m2!1m1!1e3!2m2!1m1!1e5!2m2!1m1!1e4!2m2!1m1!1e6!3m1!7e115!4shttps%3A%2F%2Flh5.googleusercontent.com%2Fp%2FAF1QipPqIbpfUr5hKbsbTpFYFnM_u2LhIQZhxYf4n_ji%3Dw284-h160-k-no!5sparque%20municipal%20josepha%20coelho%20petrolina%20-%20Pesquisa%20Google!15sCAQ&imagekey=!1e10!2sAF1QipPkL4zNiPN50Sf_nbK9ZNEFOfUWEKHczqdJEQiB&sa=X&ved=2ahUKEwjKi7TRkoPlAhXeHbkGHe8rAgoQoiowE3oECBAQBg

Autor: Cleiton Rodrigues de Souza

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *