Sejamos todos Samaritanos

Compartilhar

“A vida é um intercambio de cuidados. Encontros que transforma, presença que fortalece os vínculos fraternos.” (texto base/CNBB).

Inspirada na parábola do Bom Samaritano a Campanha da Fraternidade de 2020, aborda a questão do cuidado com o ser humano a partir de um olhar de compaixão, um olhar atento para a vida. Com espírito quaresmal esse olhar se eleva para Deus e toda sua criação.

A campanha tem a característica de tocar em temas importantíssimos no que se refere a realidade social do povo, como exemplo, educação, violência, política social, saúde, moradia, dentre outros. Em 2020 apresenta-se com tema: Fraternidade e vida: Dom e compromisso e lema, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Embasada no texto bíblico de Lucas 10, 33-34, retrata a compaixão que nasce de um homem para com outro que está caído, ferido e que pela indiferença de outros homens fica sozinho jogado num caminho.

Aborda o centro dos ensinamentos de Jesus, o amor ao próximo, este que não é somente aquele que temos vínculo, mas toda a criação divina. O próximo é aquele ao qual somos indiferentes. É o excluído, o marginalizado, o que não tem acesso as políticas públicas, é a criança abandonada, o morador de rua, a mulher prostituída, aqueles com os corações adoecidos pela ansiedade e depressão, todo aquele excluído pelo sistema opressor e injusto.

Em tempos tão difíceis fazem-se necessárias e urgentes, atitudes de carinho, acolhida, solidariedade e cuidado. A igreja nos convida a ser missionários do Cristo, assumir posturas de samaritano para com o outro. Posturas estas que devem ter a humildade e a misericórdia como fundamento das nossas ações. Sermos sensíveis a dor dos irmãos e irmãs, ajudando e restituir a dignidade e a promoção à vida.

Precisamos resgatar a caridade em nossas ações, mas não realizar assistencialismo, nem pensar que o que sofre recebe a “esmola humilhante”, mas sim que estamos sendo fraternos. O compromisso social e pessoal exige de cada um de nós uma mudança de olhar o outro.

Fica aqui este questionamento: Quem é o meu próximo?

Railane Delmondes dos Santos – Educadora Social / Pastoral da Mulher – Rede Oblata em Juazeiro.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

3 comentários sobre “Sejamos todos Samaritanos

  1. Belissímas palavras Railane, esse Questionamento final nos faz repensar o nosso conceito sobre o próximo e também questionarmos à nós mesmo: será que sabemos identificar de fato quem é o nosso próximo?. Vamos agir nessa perspectiva meu povo.

  2. Perfeito o trabalho tem contribuidomuito pra sociedade e para mulheres que precisam de ajuda psicologica,emocional e financeiro onde muitas são cativas.Tevi a oportunidade de por um tempo ter dado aulas e foi gratificamente pra min.Gratidão🌼🌻🌼

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *