Descomplicando conceitos políticos

Compartilhar

A política está presente em vários aspectos do nosso cotidiano. É importante e necessário falar sobre ela diariamente, principalmente no período eleitoral. Fala-se de política no trabalho, no ponto de ônibus, numa roda de amigos, em qualquer lugar. Com a prática frequente, podem surgir situações complicadas, pois às vezes a conversa não segue um caminho saudável.

Pode ser que para muitas pessoas, engajar-se politicamente signifique se filiar a um partido ou associação, fazer parte de assembleias, discursar, etc. Outros podem achar que não há meios de interagir na política e promover transformações sociais.

Habitualmente há um desinteresse em aprofunda-se em política e isto geralmente só se altera em épocas de grandes eventos, como as campanhas eleitorais ou algum escândalo político. Um bom exemplo é o último impeachment ocorrido em nosso país.

As eleições municipais se aproximam e a Pastoral da Mulher acredita que a busca por informações e o interesse pela política seja o primeiro passo para se tornar um cidadão mais consciente. Com este intuito, a equipe aproveitou a época eleitoral para fazer sua parte: as agentes gravaram pequenos vídeos informativos com o intuito de descomplicar vários conceitos políticos e estes foram compartilhados ao longo das últimas semanas através do whatsapp com as mulheres atendidas pela instituição.

Pode parecer uma ação muito simples, mas as agentes acreditam que ela tem potencial de gerar consequências positivas e gerar reflexões.

“Falar sobre política é de essencial importância não somente para o público atendido, mas para todos. É preciso desmistificar a cultura que política não é acessível para muitos. A política permeia nossas relações. Para mim foi um grande prazer levar informações tão simples e tão necessárias as mulheres. Desejo que cada uma se sinta parte do processo político.”

Railane Delmondes – Educadora Social

“Como o atendimento está sendo por home office, a equipe entendeu que o tema sobre política não poderia ficar de fora da nossa programação junto com as mulheres. Por fazermos política o tempo todo e por lutarmos e debatermos constantemente as políticas públicas em prol dos direitos principalmente das mulheres, este tema torna-se de fundamental importância.”

Fernanda Nunes – Educadora Social
Fernanda Lins – Coordenadora / Janete Rodrigues – Aux. de Serviços Gerais

“É muito importante dialogar com as mulheres sobre esse processo pré-eleitoral, para que elas possam refletir sobre a escolha de candidatos e candidatas e compreendam o seu papel enquanto cidadãs. É necessário que entendam que o período eleitoral vai passar, mas os representantes que elas escolherão estarão atuando pelos próximos quatro anos. Nosso desejo é sensibilizá-las para que façam escolhas conscientes e pensem na coletividade. Optem por candidatos que tenham um perfil democrático e que proponham políticas públicas que assistam as minorias e as populações mais carentes.”

Anna Lícia – Assistente Social

Continuamos acreditando em nosso trabalho, tendo a missão como condição essencial para realização do mesmo.

Fonte: Equipe da Pastoral da Mulher

  • A veiculação dos videos foi previamente autorizada por cada agente.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *