Oblatas do Santíssimo Redentor: Missão a serviço da Vida!

Compartilhar

A Congregação de Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, fundada em 2 de fevereiro de 1870, celebrou 151 Anos de Compromisso e Amor!

Um projeto que nasceu e se consolidou a partir das inquietações e experiências vivenciadas por Pe. José Serra diante do abandono e da miséria em que se encontravam as mulheres em situação de prostituição da época e principalmente as que passavam por internação durante um longo período no Hospital São João de Deus, na Espanha. Geralmente essas mulheres eram mantidas nos porões do Hospital, pois não tinham para onde ir, nem quem as acolhessem.

Impulsionadas por essa missão, a Congregação das Irmãs Oblatas nos dias de hoje se faz presente em 15 países.

Em comemoração aos 151 anos dessa história, a Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro/BA realizou atividades com o objetivo de relembrar os caminhos percorridos pelas Oblatas. Caminhos esses de compromisso e doação à causa das mulheres que exercem a prostituição. A equipe da Pastoral se reuniu na tarde do dia 02 para um momento celebrativo e reflexivo, num momento de aprendizado e troca da vivencia do sentimento de se sentir parte desse Corpo Congregacional Oblata, um projeto apaixonante, que desenvolve-se em missão compartilhada, consolidando uma verdadeira “Família Oblata”.

A partir dessa realidade, Serra e Antonia acolheram e ouviram os clamores dessas mulheres, e lançaram a semente, dedicando suas vidas num compromisso com a libertação e humanização dessas mulheres que exerciam a prostituição.

Um outro momento de destaque desse mês comemorativo, aconteceu no sábado dia 13, em que algumas integrantes da equipe participaram de um encontro virtual que uniu a família Oblata, irmãs, leigas e leigos, aprofundando nas origens que nos tornam parte dessa história comum que cresce produzindo frutos.

Como homenagem à data celebrada também foi criado um vídeo da equipe, o qual foi compartilhado entre as mulheres atendidas, sobre a importância da missão Oblata.

Equipe Pastoral da Mulher – Juazeiro BA

As protagonistas dessa história, também deram sua opinião e expressaram seus sentimentos através de algumas falas:

“Gratidão e o conhecimento de amar a Deus com toda sabedoria de se entregar ao próximo com humildade. Parabéns!”

E.A.S. mulher assistida pela Pastoral da Mulher – Juazeiro/BA

Deixo aqui o meu agradecimento às Irmãs Oblatas, desejo um feliz aniversário pelos 150 anos e que Deus continue abençoando todas as irmãs e a Pastoral também. Um abraço, que Jesus abençoe sempre todas vocês!”

M.G. mulher assistida pela Pastoral da Mulher – Juazeiro/BA

Nessa alegria, sentimo-nos felizes, conectadas e certas de que a Missão Oblata se faz presente a cada dia nas vidas das mulheres, compartilhando da solidariedade, da fé e compaixão inspirada em nossos fundadores.

Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro/ BA

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *