Pastoral da Mulher e Campanha da Fraternidade 2021: Diálogo e Boas Práticas

Compartilhar

Em virtude da Campanha da Fraternidade 2021, 5ª edição ecumênica, o Movimento Fé e Vida realizou a vivência da Campanha em quatro encontros, que foram transmitidos via canal do YouTube, e aconteceram entre os meses de fevereiro e março.

O Movimento Fé e Vida é um grupo formado por leigos e leigas, majoritariamente cristãos, de Petrolina/PE. Nesse sentido, o movimento visa realizar e divulgar ações junto à sociedade.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Programação em Petrolina: 19 de Fev. VER: "Os acontecimentos atuais (Pandemia) a agilidade no coração" -26 de Fev. VER: "As violências contra os corpos marcados pelas desigualdades" 05 de Março JULGAR: "A inspiração bíblica diante do que vemos hoje" -12 de Março AGIR: "Exemplos de boas práticas na fraternidade e diálogo" YouTube Movimento Fé Vida, 9h30 Realização: CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2021 "CRISTO É NOSSA PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UMA UNIDADE". CRB NACIONAL Igreja Episcopal do Brasil Centro Estudos Bíblicos Conselho Nacional Igrejas Cristasdo Brasil"
Cartaz do evento: Vivência da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

A convite do Movimento, a Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro/ BA, e outros grupos ligados à religiões e movimentos sociais, participaram no dia 12 de março do 4°. encontro, cujo tema foi: Agir: “Exemplos de Boas Práticas na Fraternidade e Diálogo”, em que apresentaram seu trabalho e vivências com a Campanha. Na ocasião de sua fala, a coordenadora Fernanda Lins apresentou um breve histórico da Pastoral, que desenvolve um trabalho social com mulheres que exercem a prostituição há 42 na cidade de Juazeiro/BA. Em seguida trouxe reflexões sobre como o tema da Campanha é importante para o trabalho desenvolvido pela instituição.

A Campanha da Fraternidade deste ano convida a todos/as para refletir, aprofundar e promover o DIÁLOGO como CAMINHO para PAZ. Tem como tema: “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”. E o lema “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Efésios 2, 14). Dessa maneira, destaca que Jesus nos ensina a seguir pelo caminho da unidade na diversidade.

“Num mundo tão marcado por casos de intolerância em diversos aspectos, é importante pensarmos que olhar direcionamos para as mulheres que exercem a prostituição. É um olhar de irmã em cristo? É um olhar de julgamento, de discriminação? É um olhar de desprezo? Ou é um olhar de indiferença?”, questiona Fernanda Lins.  

O texto-base da campanha, ainda ressalta que mulheres, especialmente as negras e as indígenas, são as maiores vítimas do “sistema de violência” no Brasil. E nesse grupo de mulheres pobres e negras, estão a maioria das assistidas pela Pastoral da Mulher.

O encontro também contou com a participação de outros grupos, a exemplo das Mulheres Rendeiras, que desenvolvem um trabalho no bairro José e Maria desde 1999, com o objetivo de refletir sobre o papel da mulher na sociedade, ajudando a construir uma sociedade mais justa e igualitária. E com o Grupo Mãos Solidárias, que se constitui em um grupo de voluntários, que resolveram replicar em Petrolina a iniciativa do projeto Mãos Solidárias, que vem distribuindo marmitas, cestas básicas e máscaras faciais no Recife, para diminuir o impacto da pandemia de covid-19.  A ação na cidade vem sendo organizada pelo Círculo de Leitura Popular da Bíblia no João de Deus, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Frente Brasil Popular Petrolina, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Rede Médicos e Médicas Populares, Coletivo Coletânea e o Núcleo Popular Margarida Alves.

Assim como entoado no Hino da Campanha:

Hino da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 - CNBB

“ Venham todos, mulheres e homens
Superar toda polaridade
Pois em Cristo nós somos um povo
Reunidos na diversidade”…

…devemos combater o ódio e a indiferença, com compaixão, empatia, sororidade e fortalecendo a convivência fraterna e inter-religiosa.

Acesse link do encontro: https://www.youtube.com/watch?v=jN-wUAiAIis

Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro/BA

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *