“Se todas as portas se fecham, eu lhes abrirei uma…” – disse Padre Serra

Compartilhar

A Rede Oblata hoje celebra o nascimento de Padre Serra. Um homem empático, sensível, que ouviu com coração o grito das mulheres em contexto de prostituição. Foi no Hospital de San Juan de Dios onde, em sua ação pastoral, escuta a realidade, a dor e a opressão das mulheres enfermas, vítimas do fenômeno da prostituição. Serra se comove, todo o seu ser é afetado por essa situação, ele se sente obrigado a fazer algo por eles e afirma: “Se ninguém me ajudar, farei sozinho, com a graça e a ajuda de Deus. Se todas as portas estiverem fechadas para eles, abrirei uma onde possam ser salvos ” . 

Então, vamos conhecer mais sobre essa história?

José Maria Serra Julià nasce no dia 11 de maio de 1810 em Mataró (Barcelona), Espanha, cidade para a qual seus pais tinham se mudado.

O jovem José, conforme vai crescendo, busca e questiona-se sobre o sentido e futuro da sua vida. Sente e acolhe o chamado de Deus, e aos 17 anos ingressa no Mosteiro Beneditino de São Martinho, em Santiago de Compostela, onde começa a formação monástica e faz a primeira Profissão Religiosa no dia 21 de dezembro de 1828, recebendo o nome de José Maria Benito Serra.

Durante 14 anos de missionário em Austrália, Monsenhor Serra, nomeado Bispo de Daulia e Administrador Apostólico de Perth, mostra suas facetas de viajante, explorador, guia, acompanhante e, sobretudo, educador e evangelizador dos povos indígenas da Austrália.

No dia 1º. de junho de 1864, o Bispo de Daulia e Antonia de Oviedo abrem as portas da primeira casa em Ciempozuelos (Madri), onde acolhem mulheres e jovens que desejavam deixar a prostituição. Juntos superam diversas provações e dificuldades. O projeto vai crescendo progressivamente e no dia 2 de fevereiro de 1870, nasce a Congregação de Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, fundada por José Maria Benito Serra e Antonia Maria da Misericórdia.

Uma Vida dedicada ao Serviço!

Em sua atividade pastoral dedica-se a acompanhar à nascente família religiosa e em 1885 retira-se para o Deserto das Palmas em Benicasim (Castellón) onde falece no dia 8 de setembro de 1886.

A Família Oblata continua com a missão desde Serra, comprometendo-se para que muitas mulheres continuem encontrando uma porta aberta. Louvado seja Deus por sua obra que hoje continua conosco!

Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro/BA

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *