Dia Mundial de combate à AIDS

Compartilhar

Um dos marcos da Campanha de 21 dias de ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher é o dia 1° de dezembro, Dia Mundial de combate à AIDS, sigla em inglês para síndrome da imunodeficiência adquirida, doença causada pela infecção do vírus da imunodeficiência humana – HIV.

A data também inicia uma mobilização que se estende por todo o mês de dezembro, Dezembro Vermelho, alertando a população a respeito dos cuidados e prevenção ao contato com o vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Apesar do avanço nos estudos, na prevenção e tratamento de pessoas que vivem com HIV, durante a pandemia da covid 19, dados apontam para a diminuição de busca pela realização de testes rápidos das unidades de saúde do SUS, bem como a interrupção do tratamento de alguns pacientes.

A campanha de 2021 busca alertar para os riscos e necessidade de trazer a temática à tona para conscientização em massa. É necessário falar sobre HIV/AIDS e especialmente sobre a prevenção, que se dá através do uso de preservativos em todas as relações sexuais.

A pastoral da Mulher, Unidade Oblata em Juazeiro, aborda o tema da prevenção durante todo ano, orientando as mulheres sobre a importância de realizarem testagem e o direito de acessarem preservativos através das Unidades de saúde municipais de forma gratuita, porém, temos ouvido queixas recorrentes da falta dos itens de proteção constante nas Unidades. Além de realizar campanhas, o poder público precisa garantir o direito equitativo a prevenção.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *