8M – Dia de luta e mobilização

Compartilhar

Dia da mulher é todo dia, mas nesta data simbólica, muitos eventos movimentam o calendário das instituições e movimentos de mulheres na cidade.

A União Brasileira de Mulheres -UBM em Juazeiro-BA realizou um ato em praça pública com a participação de representantes de movimentos como a UNEGRO, UJS, Sindicato das Trabalhadoras Rurais, Conselho Municipal de Assistência Social e outros.

Neste evento foi destacada a importância da luta diária das mulheres pelos direitos que já foram adquiridos e a relevância de buscar a efetivação dos mesmos diante dos retrocessos que a cada dia ameaçam as conquistas alcançadas até aqui. Precisa-se de vigilância e cobrança na implementação de políticas públicas que assegurem tais direitos, bem como a proteção das mulheres diante do aumento dos casos de violência.

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Quidé realizou ação alusiva ao dia de hoje ofertando vários serviços de saúde, palestra sobre auto exame e bazar beneficente.

Fernanda Nunes – Psicóloga

Fernanda Nunes, psicóloga na Pastoral da Mulher ministrou palestra sobre o ‘empoderamento feminino’, onde refletiu com as presentes sobre o autocuidado, os direitos das mulheres e a importância delas enxergarem aquele espaço como um local de fortalecimento das mulheres da comunidade.

A Pastoral da Mulher visa que até aqui muitos passos já foram dados rumo às conquistas femininas e considera importante que que as vitórias sejam celebradas e utilizadas como combustível para que muitos outros diretos sejam conquistados.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *