Ação de Saúde em Locais de Prostituição

Compartilhar

Parceria com o CIDHA e Faculdade Estácio de Juazeiro

Há mais de 44 anos, a Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro – realiza um trabalho de Abordagem Social em bares e pontos de prostituição da cidade de Juazeiro. O contato com as mulheres acontece semanalmente, onde são trabalhadas de forma socioeducativas informações sobre temáticas relacionadas a Saúde, Assistência Social, Segurança e outras políticas; além de efetivadas orientações e encaminhamentos para a rede socioassistencial.

Muito embora seja uma garantia universal, alguns públicos específicos têm maiores limitações para alcançarem o direito a Saúde, a exemplo de pessoas em contexto de prostituição. Estigmas relacionados e a própria dinâmica de trabalho, muitas vezes, acaba prejudicando esse acesso. Os espaços mapeados pela instituição são frequentados por mulheres de diversas localidades, muitas não têm residência fixa em Juazeiro e, por isso, acabam apresentando algumas dificuldades para acessarem os serviços.

Considerando essa percepção, no dia 25 de outubro, realizamos em parceria com profissionais do Centro de Informações em IST/HIV/AIDS – CIDHA e a Faculdade de Medicina Estácio de Sá, através do Professor Italo Ricelly e alunos do sétimo período, uma ação de saúde in loco, em um dos bairros abordados. Na oportunidade, foram ofertados testes rápidos de HIV, Sífílis e hepatite, além de orientações sobre higiene íntima, saúde ginecológica e reprodutiva. Vinte e uma mulheres foram atendidas.

“Muito bom vocês fazerem essa atividade aqui. Essa área precisa de muita atenção. As vezes as mulheres bebem e transam sem camisinhas. É muito bom que o público aqui tenha essa oportunidade, pois precisa, mas as vezes não tem tempo ou fica enrolando pra fazer e tendo aqui é ótimo pra nós”, destacou uma das mulheres assistidas.

Um bar foi cedido pela proprietária para a atividade.

A Pastoral da Mulher atua fortemente na sensibilização e articulação dos profissionais e serviços que compõem a rede, com vistas a atender as mais variadas demandas apresentadas pelas assistidas.

“Eu sou um grande admirador do trabalho da Pastoral da Mulher em Juazeiro. Levar assistência às mulheres que estão no contexto de prostituição e enfrentam tantas realidades desafiadoras é de uma humanidade gigante. Eu me sinto muito feliz em poder contribuir com esse trabalho e ainda mais de poder trazer os alunos do curso de Medicina para terem contato com essa realidade. Com certeza eles carregarão em suas bagagens o conhecimento e a sensibilidade adquiridos nesse dia”, sublinhou, Italo Ricelly, parceiro e voluntário da instituição.

Outras ações são ofertadas semanalmente na sede com atendimentos individuais e coletivos onde são ofertados os serviços de consultas médicas com clínico geral, atendimento com terapeutas holísticos (ventosaterapia, auiculoterapia, reike, massagen e etc.), testes de IST’s e de glicemia, vacinação, atendimento odontológico básico, entre outros.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais da Pastoral da Mulher – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *