A comunicação se tornou uma importante ferramenta de aproximação para a Pastoral da Mulher. Nesse sentido, o rádio se destaca como importante e acessível canal de multiplicação de informações com as mulheres e com a sociedade. Enquanto meio de comunicação, possui características que garantem grande difusão entre o público de diferentes faixas etárias e lugares. Diferentemente do jornal impresso, que utiliza a linguagem escrita, o rádio depende exclusivamente da audição do seu ouvinte.
A Voz do Velho Chico está no ar desde fevereiro de 1992, é exibido todos os domingos, das sete e meia às oito da manhã pela Grande Rio AM 690 Khz, emissora de rádio da vizinha cidade de Petrolina-PE. Neste espaço, as pastorais sociais compartilham um pouco sobre sua atuação nas diversas expressões da questão social, presentes nos nove municípios que compõe a Diocese. A Pastoral da Mulher também se faz presente nesse espaço falando da missão junto às mulheres e levando sempre informações do universo feminino, como saúde da mulher, direitos, espiritualidade, entre outros temas relevantes.
Após um período de pausa, neste domingo 14 de fevereiro a Pastoral apresentou a primeira gravação do ano, falando sobre a retomada das atividades, esclarecendo sobre o atendimento da instituição, que por conta da pandemia do novo Coronavírus, vem sendo realizado exclusivamente de forma remota, ou seja, através do telefone ou do WhatsApp no número (74) 98824-7324, no qual as educadoras estão disponíveis para oferecer atendimento social, encaminhamentos e apoio psicológico às assistidas.
A época que estamos vivenciando, nos desafia a cada instante a nos reinventar, e a prioridade da instituição é sempre o apoio à mulher que exerce a prostituição e a manutenção desse vínculo. Nesse sentido, continuaremos levando muitas orientações de prevenção em relação à pandemia, além de mensagem de luta, fé e esperança para tempos tão desafiadores.

Pastoral da Mulher – Unidade Oblata em Juazeiro/ BA